Acolhimento

Adaptação

Autonomia

Aliança

Amplitude acadêmica

Acolhimento

O Acolhimento é o primeiro pilar deste método.Ele se refere à criação de um ambiente agasalhador e inclusivo, onde cada estudante se sente valorizado e apreciado em sua individualidade. Nesse sentido, os educadores estabelecem vínculos emocionais com os alunos, conhecendo suas histórias, interesses e necessidades, de modo a promover um ambiente seguro e motivador para a aprendizagem.

Adaptação

A Adaptação é um pilar flexível e necessário para todos os alunos quando acolhidos na instituição. Cada aluno tem sua jornada, sua história e, consequentemente, seu tempo e forma de se adaptar em um novo cenário educacional. Respeitando o ritmo de cada um, com muita observação e intervenções precisas, assistimos ao indivíduo se ocupar no espaço com alegria e saúde emocional.

Autonomia

Reconhecer que cada aluno possui ritmos, estilos e necessidades diferentes de aprendizagem e proporcionar oportunidades para que os alunos assumam o controle de sua própria jornada educacional. O intuito é incentivar a tomada de decisões, definindo metas e objetivos pessoais, sempre com o suporte e orientação dos educadores, desenvolvendo, assim, habilidades de autorregulação e autoavaliação.

Aliança

Se refere à construção de parcerias e conexões entre estudantes, pais, famílias e comunidade. Os alunos são incentivados a colaborar e trabalhar em equipe, promovendo a troca de conhecimentos, habilidades e perspectivas. Os educadores e gestores também estabelecem parcerias com as famílias, reconhecendo sua importância como agentes educacionais. Destacar a diferença entre a educação – dever parental – e desenvolvimento escolar, fazendo uma ponte através do diálogo e cooperação entre família e escola.

Amplitude acadêmica

Envolve  a busca por uma educação ampla, que vai além do currículo básico, abrangendo diversas áreas do conhecimento. os estudantes são incentivados a explorar diferentes atividades extracurriculares que estimulem a sua criatividade, curiosidade e criticidade. Dessa forma, o método busca formar estudantes com uma visão ampla de mundo, capazes de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.

O funcionamento dessa aprendizagem é baseado em práticas pedagógicas ativas e participativas, onde os alunos são protagonistas de seu próprio processo de evoluçao escolar e pessoal. Os docentes participam como facilitadoresa, orientando, estimulando e apoiando os alunos em suas jornadas educacionais. Os educadores desempenham o papel de facilitadores desta travessia. Eles estão presentes para apoiar os alunos, promovendo um ambiente de confiança e colaboração, compartilhando responsabilidades e trocando experiências e conhecimentos.

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